quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

ATUALIDADE DE OS LUSÍADAS



Que razões ou motivos justificariam atualmente uma montagem da epopeia OS LUSÍADAS?
Em primeiro lugar pelo valor e qualidade desse texto que é um marco importante na história da literatura em língua portuguesa. Até hoje, nem um outro épico suplantou o de Camões, que tirou nosso idioma do atraso medieval e o elevou ao máximo que seria possível naquele século. Até hoje, algumas pessoas se arrepiam com alguns de seus versos e com sua ampla visão dos homens, assim como seu vícios e suas virtudes.
Em segundo lugar, porque sua elevada qualidade e a distância em que está nossa linguagem moderna, criou um condicionamento que leva muitas pessoas a evitarem a obra. Em função disso, venho há anos pensando em torná-la popular, em fazer com que através do teatro as pessoas possam, ao menos, conhecer as belas histórias, umas reais, outras fantasiosas, que ele nos conta: Inês de Castro, o Velho do Restelo, Gigante Adamastor, a Ilha dos Amores.
Imagem extraída de: https://conchigliadivenere.files.wordpress.com/ 

Em terceiro lugar, porque se a pessoa prestar um pouco mais de atenção aos versos de Camões, verá que hoje não estamos tão longe assim do que ele ali nos mostra. Vou dar apenas alguns exemplos na semana que vem; apareça aqui novamente e obrigado pela visita de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário