terça-feira, 6 de dezembro de 2016

ATUALIDADE DE OS LUSIADAS 2

Como prometi, vou dar alguns exemplos:


·         Essa ganância de dinheiro, de ter fama, é debatida e combatida pelas palavras do velho na partida do Gama: 
      “Ó glória de mandar, ó vã cobiça desta vaidade a quem chamamos Fama! . . . Que castigo tamanho e que justiça fazes no peito vão que muito te ama! Que mortes, que perigos, que tormentas, que crueldades neles experimentas! . . . Chamam-te Fama e Glória soberana, nomes com que o povo tolo se engana!”

·         Essa insegurança em que vivemos hoje, com medo da violência, essa depressão pela vida mais de obrigações do que de prazeres, atividades tediosas a que somos constrangidos e a tristeza de ser enganados pelos políticos, banqueiros, pelos detentores do poder político e econômico. Tudo isso você pode deparar, subitamente, numa fala do navegador Vasco da Gama: 
    “Ó grandes e gravíssimos perigos, Ó caminho de vida nunca certo, que aonde a gente põe a esperança tenha a vida tão pouca segurança! No mar tanta tormenta e tanto dano, tantas vezes a morte apercebida! Na terra tanta guerra, tanto engano, tanta necessidade aborrecida! Onde pode acolher-se um fraco humano, onde terá segura a curta vida, que não se arme e se indigne o Céu sereno contra um bicho da terra tão pequeno?”

Para finalizar, agora que o homem pensa ir a Marte e outros planetas e está nessa tentativa há mais de meio século, é bom lembrar que em 1497 a grande viagem do Gama foi o primeiro passo para isso. “Vamos tirar Camões do ostracismo!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário