sexta-feira, 19 de junho de 2015

POESIA DO AMOR E DA VIDA – Geraldo Chacon

PRÉ FÁCIL no lugar de PREFÁCIO.

 

Todo livro tem seu sabor, como uma fruta de época todos parecem gostosos ao seu tempo.

Capa do livro Poesias Amoe vida artezanal
Capa Artesanal feita por
Euclydes Júnior.
Neste novo livro saboreio gostos do passado e do presente, espero que vocês apreciem tanto quanto eu apreciei em escrever.
Um excelente amigo, que já se foi antes do combinado, colecionava e divulgava meus primeiros poemas. Coisinhas singelas, prematuras, de pouco conhecimento tanto da técnica quanto da vida, mas mesmo assim, ele gostava muito de tudo que eu escrevia. Aquilo me estimulava e foi, talvez, o primeiro empurrão para a vida literária que eu teria posteriormente. Não contente de ficar apenas lendo meus versos, ele inventou de pegar coisas que eu havia produzido, reunir em grupos temáticos, e fazer um livreco, dando como título geral da obra singela algo que hoje me parece pretensioso demais para aquilo: DO AMOR E DA VIDA, antecedido, na capinha que ele projetou e desenhou pelo termo “Poesias”. O nome do meu amigo era Ibrahim Euclydes Rodrigues Júnior.

logo Aaraletras 02
Brasão da Academia Araruamense de Letras
Agora, quando tomo nas mãos e revejo e releio, sou tomado por uma sensação estranha, esquisita no sentido francês e espanhol do termo. Vem um sentimento de ternura, de saudade, de amor por aquela pureza quase infantil, minha e dele, que transparece nos poemas. Uma ousadia e atrevimento próprios da juventude. Eu consegui “escanear” a capa desenhada carinhosamente por ele e coloquei na primeira página. Além de fazer a capinha, colou todas as páginas em que eu havia datilografado os poemas, formando um códice moderno. Esse códice caminhou comigo em todas as mudanças, viajou por todas as cidades em que morei: São Paulo, Ibiúna, Mairinque, São Roque, Taboão da Serra, Santa Isabel, Igaratá, Rio de Janeiro. Agora, que estamos fundando a AARALETRAS, Academia Araruamense de Letras, eu vou doar o códice para a primeira e última Academia de que faço e farei parte.

Capa do livro Poesias do Amor e Da Vida
Capa do Livro
Poesia do Amor e da Vida
Estimulado pelo trabalho social de Dr. Cid Magioli, que procura despertar nas pessoas simples o interesse pela poesia, veio-me a ideia de publicar o que até então tinha vergonha de mostrar aos amigos. Quero divulgá-la para aqueles que ainda possuem uma alma simples e pura. Portanto, se você domina o soneto e aprecia um tecnicismo parnasiano, eu peço, por favor, por caridade mesmo, não leia, mas se por acaso não resistir à tentação, leia com benevolência e nem pense em criticar, porque eu vou concordar com você em tudo.
Dedico este trabalho aos amigos Ubiratan, Moacir, Camilo, Cid, Demétrio, Dejanir, Manoel Santa Maria, Hélio Borges e Jorge, especialmente o Jorge que me deu um pontapé forte, levando-me de novo a escrever e publicar, luta de que já havia desistido.
Para adquirir um exemplar do Livro Poesia do Amor e da Vida de Geraldo Chacon Clique Aqui: http://agbook.com.br/book/187824--POESIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário